Qual é o seu estilo de liderança? – Parte 1

Liderazgo

Sou apaixonado por liderança, leio muitos livros e entendo que sou um aprendiz nessa questão. Isso me motivou a escrever esse artigo, e espero, amado irmão, que te ajude no seu ministério!

O que é estilo de liderança? Estilo de liderança é a maneira como o líder desempenha as suas funções ou métodos de administração. Mas esse estilo está preso a fatores como personalidade, caráter ou necessidades do grupo liderado. O líder deve estar a tudo isso! Isso, meu amado líder, é de sua responsabilidade e você tem que percebe o que se passa no grupo. Vou dar um exemplo. Você  percebeu que na sua igreja os jovens não vão ao culto no dia de semana, o que você tem que fazer, ir ao culto! Meu amado, se você não vai ao culto como você vai ser motivação para os jovens?

Há pessoas que pensam que basta ter o título  de líder para que o grupo lhe obedeça automaticamente! Vou dar uma dica para pastores: meu amado irmão, não coloque pessoas na liderança por não ter ninguém e nem porque o ministério não poder ficar sem líder. Eu sei que hoje tem poucas pessoas que querem trabalhar com jovens, adolescentes e equipe de louvor, mas você, pastor, não pode colocar uma pessoa que não está preparada para ser líder.

Há varias  classificações  de líder, mas vou abordar somente as duas mais conhecidas:

Liderança Autocrática

O líder autocrático não se importa em saber em que os liderados pensam. Ele é o chefe. Meu amado, o trabalho no ministério precisa não de chefe, mas de líder. Pense comigo: seu grupo de liderados recebe para trabalhar com você? Pelo menos na minha igreja não. Então eles são voluntários e você tem a obrigação de amar cada um do grupo.

Esse tipo de líder sofre, geralmente, de profunda crise de personalidade. Intimamente se sente fraco e, para demonstrar que não é, se faz parecer forte demais. Querer mandar e impor vontade anulando as pessoas é, em geral, uma demonstração de insegurança.

Liderança Liberal

O lema desse líder é deixa  fazer o que quiser. Para mim, esse tipo é o pior de todos. Ele que agradar a homens e não a Deus. Estamos cheios de líderes  desse tipo, são popular. Meu amado, se você quer ser popular, está no lugar errado. Liderança é servir e também corrigir.

Em nosso meio é muito comum líderes liberais ser o melhor da igreja. Sabe por que? Esses líderes falam o que os liderados querem ouvir. Líder. você vai ser cobrado sobre como você cuidou das ovelhas do Senhor!

Dicas para uma liderança melhor:

1 – Respeitar o ser humano e crer nas suas possibilidades que são imensas;

2 – Confiar mais no grupo que em você mesmo;

3 – Evitar críticas no meio da galera;

4 – Sempre dar exemplo ao invés de ficar criticando o tempo todo;

5 – Evitar tomar parte nas discussões quando presidir uma reunião;

6 – Amar fazer aquilo que veio de Deus.

Galera, esse artigo terá a segunda parte!

Flavio Hermsdorf

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s