Meu Deus me ajuda com o ministério de adolescentes

Trabalho com adolescentes há 7 anos e sei que é um ministério delicado, no entanto, são eles que irão formar a futura igreja, dessa forma, é de fundamental importância que a igreja esteja atenta para este trabalho.

ABORRECENTE 

Algumas pessoas  falam que adolescentes são “aborrecentes”. Já começou muito errado, pois é exatamente nesta fase, que somam os desafios de querer ser tudo na mesma hora. Tudo isto faz da adolescência uma fase difícil de ser enfrentada pela própria pessoa, como também de ser compreendida pelos adultos. O propósito deste artigo não é apenas o de ajudar líderes, mas também de orientar aqueles que estão nesta importante fase da vida.

Características importantes e fortes da adolescência:

TEM MUITO ÂNIMO

Eles estão sempre em movimento físico, sempre prontos para a próxima aventura. Até parece que estão ligados no 220. Não podemos esquecer que é por isso que adolescente gosta de cultos onde eles podem pular e dançar.

INFLUÊNCIAS

Sabemos que as amizades podem ser uma fonte de boas ou más influências na vida do adolescente. Eles tem necessidade de viver e conviver em turmas ou “tribos”. Não sei na sua igreja, mas na minha os adolescente são carne e unha, e devemos motivar essa união!

CONFLITOS

Na adolescência, os conflitos afloram de forma veemente. Vamos pensar em alguns deles:

O CORPO

Para muitos é complicado lidar com o crescimento do corpo, parece que é disforme. Às vezes o nariz parece desproporcional, o pé não para de crescer! Cuidado líderes com brincadeiras que podem colocar seu adolescente em desconforto no meio da galera!

Sua adolescência tem sido feliz ??

AUTORIDADE

Em regra geral, o adolescente tem dificuldade de reconhecer e aceitar uma autoridade. Vejo muito isso quando me encontro com amigos de ministério que reclamam do seu grupo. Líderes amem seus adolescente, pois eles querem e um amigo não um chefe! Tem uma frase que gosto muito que diz “Um pastor que não tem cheiro de ovelha não e pastor e sim gerente”. Essa semana mesmo tiver que ir ao parque porque a galera estava indo.

NAMORO

Um grande perigo nesta fase da adolescência é o namoro. Muitos adultos ainda sofrem com as frustrações que tiveram, quando adolescentes. O “ficar” com um, com outro, com mais outro e outro, tem gerado uma adolescência descompromissada e irresponsável. Aqui na igreja eu sempre converso com a turma de 13, 14 e 15 anos que querem namorar, perguntando com quantos anos querem se casar. A maioria fala aos 30 anos, então eu falo: “você vai conseguir fica 15 anos sem dá um tiro na coruja?”. É muito difícil, meu amado. Líderes, troquem essa idéia com seus adolescentes.

RESPONSABILIDADE

Em geral, o adolescente tem dificuldades de ser responsável com as tarefas. Ele enxerga o mundo de forma “light”, não tem muito a noção das conseqüências. São poucos aqueles que assumem um compromisso hoje, e realmente continuam amanhã. Líderes, motivem o compromisso nos adolescentes. Aqui na igreja já faz quase um mês que os adolescente ministram a palavra nos cultos de oração.

CONCLUSÃO

Líderes, aqui vão algumas dicas para seu ministério:

AMOR – É preciso deixar claro para o adolescente que ele é amado. Isso não apenas com dinheiro ou presentes, mas com gestos e palavras. Ele precisa ser e se sentir amado.

BATE-PAPO – Os líderes precisam ter intimidade com o adolescente, manter um diálogo aberto, ajudando-o em seus conflitos e necessidades. Seja amigo, abençoe e não amaldiçoe.

PACIÊNCIA – Precisamos ter paciência para ensinar duas, dez, vinte vezes a mesma coisa. Não desista nunca.

AMIZADES – Ajude o adolescente a escolher bons amigos. Lembre-se de que ele precisa de boas amizades.

A IGREJA – Como igreja, acolhemos e amamos o adolescente. Procuramos criar espaço para que desenvolva atividades em grupo, ser instruídos na palavra de Deus e corrigidos, quando necessário. Creio que a igreja tem muito para oferecer ao adolescente!

ORAÇÃO – Líderes, coloquem em oração a vida do adolescente. E o poder de Deus que estará operando nele como também na sua familia.

Um forte abraço,

Flavio Hermsdorf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s