Profissões: Medicina

Dando continuidade a nossa série sobre profissões, o post de hoje, é uma conversa especial com a jovem Carol Amorim de 17 anos da cidade de Fortaleza – Ceará, que está se preparando para o vestibular de medicina para a UFC (Universidade Federal do Ceará).

Esperamos que esta série de textos, possa ajudar você que está na fase do vestibular e assim, como muitos outros, possui dúvidas acerca das diversas opções de carreira existentes que a universidade oferece.

Estaremos ao longo dos textos, dando nossas opiniões pessoais, entrevistando profissionais da área, além de postagens de vídeos e áudios, tudo com a intenção de lhe auxiliar na escolha do curso que melhor se encaixe com seu perfil.

Segue abaixo a entrevista que fizemos com a Carol, a qual relata como está sendo seu preparo, osdesafios, e a importância de não desistir de um sonho.

Medicina

 Mundo Jovem Teen: Porque você escolheu o curso de Medicina como graduação?

Carol Amorim: Vou fazer medicina porque ela me completa e assim completa os outros,e eu me orgulho disso.

MJT: Na sua visão, qual o perfil que uma pessoa precisa ter, caso opte por este curso?

Carol Amorim: A base de tudo é o amor. Se ama medicina, então faz medicina.

 MJT: Como é a carga de estudos? E como você vem se preparando?

Carol Amorim: A carga de estudos é bem puxada, mais vale a pena.  São 9 horas de estudos por dia, fora o horário da escola e do curso preparatório.

MTJ: Qual é a  maior dificuldade que está encontrando?

Carol Amorim: Conciliar os estudos com minha responsabilidade em evangelizar. Por estudar muito, sempre vem a questão da falta de tempo.  Mas, estou me organizando nessa parte, fazer MISSOES é prioridade em minha vida. É por este fator que irei prestar medicina, pois abre muitas portas.

MTJ: A medicina é sem dúvida, um dos cursos mais concorridos do país, e dessa forma, a obtenção de uma vaga é difícil, dessa forma alguma vez já pensou em desistir deste sonho?

Carol Amorim: Não, pois Deus colocou este sonho em meu coração. E apesar das dificuldades que enfrento no dia-a-dia , nunca pensei em desistir. Tenho orgulho de correr atrás desse sonho, de acordar cedo pra estudar, de pegar ônibus errado, sair de da casa e  enfrentar frio, chuva, molhar meus livros  e sem reclamar, porque eu escolhi isso 🙂

Medicina com foco em Missões.

MJT: Pelo fato da Medicina, está ligada a área de saúde, o campo para trabalhos sociais e missionários é bem aberto, como você enxerga isso? Pensa em participar de algum projeto deste tipo?

Carol Amorim: Enxergo como uma forma de cumprir a missão que Deus me/nos deu. Pregar o evangelho a toda criatura. Além disso, penso em participar de projetos missionários. A JOCUM é uma das minhas opções.

MJT: Na sua concepção, é possível alinhar a medicina com evangelização e proclamação da palavra para as pessoas?

Carol Amorim: Sim. Eu, não nasci querendo medicina, mais ao longo do tempo desejei esse curso, porque? Simplesmente pela arte de amar ao próximo, e isso está totalmente envolvido com a evangelização.

MJT: Dentro de cada área, sempre tem aquela pessoa que é um destaque pela importância que teve. No caso da Medicina, você possui um profissional que mais admira e tem como exemplo?

Carol Amorim: A única pessoa que admiro e tenho como exemplo é Cristo. Ele foi o melhor médico já existente na Terra.

 MJT: Em qual área pretende se especializar e por quê?

Carol Amorim: Pretendo me especializar em Neurocirurgia, porque é uma área bem desafiadora. A pessoa tem que estudar muito, se dedicar muito mesmo. E eu gosto de desafios.

MJT: Quais as dicas finais que você deixa, para quem está pensando em estudar medicina?

Carol Amorim: Se você quer realmente medicina, corra atrás. Se dedique, faça por merecer. Não desista, pois chegar lá é mais difícil do que imagina.

Medicina vai além de status social, vai além de ótimo curso, vai além de excelente opção para seus pais. Medicina é a arte de amar o próximo.

E não se importa como as pessoas de “fora” enxergam esse amor pela medicina. se acham que é apenas vontade de ser titulado como medico para se exibir.Ou se é a ganancia por dinheiro.

Apenas se veja de uma maneira no futuro: Trajada de um jaleco branco correndo no corredor de um hospital para salvar a vida de alguém.

E se realmente você amar, vai saber que esse “amor” é grande demais para um dia lhe deixar desistir.

Um comentário sobre “Profissões: Medicina

Deixe um comentário

