Profissões: Administração

Dando continuidade a nossa série sobre profissões aqui no blog, hoje irei falar sobre o curso de administração que aliás é minha área de formação, a qual ano que vem finalmente estarei fazendo a tão “sonhada” defesa de TCC e enfim colando grau.

Aproveite também para depois de ler este artigo, conferir os outros textos sobre Medicina e Engenharia de Produção.

O que é o curso:

Uma das grandes coisas bacanas em estudar administração, é que o curso te possibilita a ter acesso a uma ampla gama de conhecimento, permitindo abrir sua mente para várias áreas ou seja, geralmente em uma graduação você com certeza vai estudar conteúdos de:

  • Direito;
  • Psicologia;
  • Sociologia;
  • Filosofia;
  • Segurança do Trabalho;
  • Economia;
  • T.I;
  • Estatística;
  • Dentre outros;

Além disso, se formando em administração, você tem a opção de atuar em uma das muitas áreas que o curso oferece, sendo as mais tradicionais:

  • Finanças;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing;
  • Logística;
  • Estratégia;
  • Gestão de materiais;

O interessante, é que dentro dessas linhas de formação, você pode ainda focar em uma linha ainda mais fechada, por exemplo, dentro de marketing você escolher entre marketing esportivo, marketing verde ou então marketing digital, da mesma forma por exemplo, em recursos humanos sendo que hoje está em alta o profissional de RH com formação em coaching.

Minha experiência:

Dada a grande procura pelo qual passa a área, sendo um dos 3 principais cursos que os jovens mais procura, a administração expandiu muito sua área de atuação, não se detendo apenas a empresas, afinal hoje o administrador ou gestor, pode atuar em hospital, ONG, Fazendas, Órgãos públicos dentre outros.

Administração é para você?

No meu caso especifico, tive a oportunidade de atuar em 3 áreas bem distintas, sendo a primeira na iniciativa privada, desenvolvendo atividades no setor contábil de uma grande industria de etanol e açúcar da minha região, sem dúvida uma grande experiência profisisonal, pois trabalhei do lado de profissionais experientes, com MBA e formação em grandes escolas como a FGV (Fundação Getúlio Vargas) tida hoje como uma das melhores do Brasil e da América do sul.

Atuei também durante 3 anos, no terceiro setor, que nada mais é, trabalhar em ONG’s, no meu caso especifico, durante este período, trabalhei na área administrativa da SAMMAAR (Sociedade Amigos de Meninos e Meninas Adolescentes Aprendizes de Rubiataba), uma instituição que abriga menores, (crianças e adolescentes) provenientes de famílias sem estrutura para desenvolver o crescimento e o convívio saudável com o menor. Sem dúvida, minha experiência em um setor como este, me acrescentou muito não só como profissional, mas também no âmbito pessoal, e com isso deixo bem enfatizado aqui, que qualquer profissão, seja qual for a formação que você tenha, é possível sim, usar para a obra de Deus e desenvolver algum trabalho relacionado a missões.

Por fim, e atualmente, a pouco mais de 2 meses, Deus me deu o presente de ser aprovado no concurso público do IFG (Instituto Federal de Goiás), onde atuando na área administrativa, desenvolvo minhas atividades focado na área de licitação e compras, uma área nova para mim, mas ao mesmo tempo desafiante e que está me propiciando novos conhecimentos.

Além disso, desde 2009 escrevo em um blog chamado Produzindo.Net juntamente com mais 4 amigos onde abordamos assuntos do mundo da gestão e temas relacionados, e em 2010 fomos eleitos pelo prêmio Blog Books, como o melhor blog da categoria comunicação e negócios, por meio deste premio, em 2011 lançamos oficialmente o livro baseado nos melhores posts do blog na cidade do Rio de Janeiro, na Bienal do Livro.

Uma das minhas maiores alegrias: Livro publicado na aréa de Administração.

 Administração é para você?

Afirmo convicto de que o curso de administração me ajudou não só profissionalmente como também pessoalmente, no entanto ,lembro que para se dar bem neste curso, tem que realmente gostar da área, pois há também aquelas disciplinas que puxam mais, principalmente aquelas ligadas a área de cálculos, o que não pode ser fator de faça vocÊ desistir do curso, desde que seja a área que você realmente queira.

Assim minha dica final é, ler mais sobre histórias de administradores, se possível conversar com um pessoalmente e observar como é sua rotina no dia a dia.

Um grande abraço para todos

Rômulo Sousa

Gostou do blog?! Curta então nossa página no Facebook: Mundo Jovem Teen e fica por dentro dos nossos artigos e novidades !!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s