Quero namorar!! – Parte 1

Tanto um adolescente como um jovem enfrenta em suas vida, diversos dilemas que tem a capacidade de moldar todo seu futuro, coisas como universidade, mercado de trabalho, morar sozinho, são temas que tiram o sono de muitos leitores aqui do blog (inclusive já tirou o meu) no entanto, eu acredito, que para uma boa parcela, o assunto: namoro, assume o topo da lista de assuntos que os fazem ficar, horas e horas pensando.

Afinal de contas é justamente nesta fase, que os sentimentos surgem com mais intensidade e o coração tende a falar mais alto.

Namoro

O problema do namoro

Namorar é bom? Não, não é bom…é ótimo hehe, é uma sensação maravilhosa você saber que tem alguém do seu lado, que gosta de você,  e que essa pessoa está pronta para te escutar, apoiar, conversar…no entanto, namoro também tem seus desafios, afinal são duas pessoas com hábitos, costumes e criações diferentes que se unem em um relacionamento.

E é justamente neste ponto em que reside boa parte dos problemas dos relacionamentos de hoje, pois infelizmente, grande parcela de adolescentes e jovens (cristãos ou não) encara o namoro como uma “diversão”, “passa-tempo”, “experimento”.

O relacionamento dura, enquanto os dois estão satisfeitos, a partir do ponto que um já não demonstra a mesma satisfação que tinha no inicio, já tende a abandonar a relação, ou então, quando surge as primeiras dificuldades, já surge o pensamento do término, sem muitas vezes pensar em um simples diálogo que poderia muito bem resolver a situação…

Além disso, a figura do namoro é algo sério, pois na nossa concepção cristã, o namoro  é uma preparação para o casamento, um tempo em que o casal tem para se conhecer.

Quer dizer então que sou obrigado a casar com meu namorado(a)?Não,  no entanto, acredito que se for para começar um namoro, deve-se haver a intenção do casamento, não que seja obrigado a casar, mas deve haver a intenção entre ambos.

O grande problema, é que a sociedade secular  “prega” justamente o contrário, quer alguns exemplos, vamos lá:

Filme: – American Pie

O que o filme prega? Festas, baladas, mulheres, garotos “que fazem tudo por sexo” (seria exagero falar isso?!)

Novela: – Malhação

Sucesso entre o público adolescente, a novela já há bastante tempo no ar, já abordou diversos temas importantes como: Bullying, Relação com Idosos; Crise na separação dos pais; Gravidez na Adolescência dentre outros assuntos que realmente nos leva a fazer uma reflexão. No entanto, pegando a temática dos relacionamento, a novela mostra um casal de namorados adolescentes, que tem uma vida sexual ativa, onde ambos os pais tem conhecimento e mesmo assim permitem e as vezes até incentivam.

Programa: O melhor do Brasil

Um dos principais quadros do programa, apresentado na Record, é o “vai dar namoro”, onde duas pessoas que nunca se viram, tem poucos minutos para “se olharem e trocarem algumas poucas palavras”, para logo depois, escolherem se beijam ou não. Neste caso, a proposta do quadro é oferecer: diversão e entreternimento, não se preocupando com a seriedade do tema que ali é tratado.

Música:

Infelizmente, na música também não é diferente, a figura do relacionamento é igualmente banalizado, fato que pode ser percebido neste refrão de música de um famoso cantor sertanejo:

“Mente pra mim
É o que eu gosto
Quando mais você me ilude mais eu te adoro”

 

Qual a sua postura perante isso?

Como você tem agido perante este cenário? Um jovem cristão deve andar na contra mão dá sociedade, enquanto todos fazem algo que é concebido como certo (por exemplo: sexo no namoro), devemos tomar uma atitude diferente, sermos pessoas diferentes, afinal viemos para esta terra para sermos sal e luz (Mateus 5: 13-16), ou seja, estamos aqui neste mundo, para fazermos a diferença, ser a influência e mostrar na prática que seguir a Cristo, é aplicar no dia a dia, os conhecimentos que Ele tem nos ensinado na sua palavra.

Dessa forma se você meu caro amigo, tem namorada(o), é importante que seu namoro, tenha como propósito principal, glorificar a Cristo, fazer a vontade Dele, e tomar as decisões que Ele mostrar e não tomar as próprias decisões que o casal achar melhor.

Além disso, lembre-se: Em um namoro onde Cristo reina em primeiro lugar, não são duas pessoas se relacionando, mas na verdade três, para aqueles que gostam de matemática poderíamos traduzir nesta simples conta:

No namoro onde Cristo se faz presente, o cálculo é este. (Créditos da foto, ao Blog Não Morda a Maçã)

No namoro onde Cristo se faz presente, o cálculo é este. (Créditos da foto, ao Blog Não Morda a Maçã)

Para você que é solteiro, aproveite este tempo, para se aproximar ainda mais de Deus, procurar conhecê-lo com mais profundidade, se dedicar a outras áreas importantes da sua vida como os estudos e o trabalho.

E principallmente, não tenha pressa, pois:

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1”

Galera, esta é a primeira parte do nosso assunto, na próxima semana estaremos aprofundando um pouco mais nessa área, dessa vez abordando algumas das características e dos princípios do namoro cristão.

No entanto, como sei que vocês gostaram do assunto (hehehe), deixo aqui um vídeo do Pastor Marcos Botelho, a qual em poucos minutos, ministra uma palavra, leve, divertida, mas ao mesmo tempo, profunda e edificante sobre o namoro, vale muito a pena conferir:

Anúncios

7 comentários sobre “Quero namorar!! – Parte 1

  1. Gostei muito do texto, e acredito que parte de “esperar no Senhor” é não aceitar ser “enrolado”.. Se o relacionamento não lhe traz um futuro, se não há uma intenção verdadeira de amar e cuidar, acredito que não precisamos nos envolver e nos machucar por este motivo… Ótimo texto, Rômulo! 😀

  2. HUM, meu caro amigo e divergente em vários assuntos, Rômulo… li seu texto, gostei da sua forma de escrever, vc tem tdo pra conseguir públicar um outro livro, mas com certeza somos e temos pensamentos muitooo diferente hehehe, bj meu sensacionalista, rs!!!

    • Parabéns!! Rômulo adorei tava precisando de ler tais tipos de textos assim e com certeza vai ajudar muitos jovens!!
      Que Deus continue te dando essa sabedoria incrível Parabéns de verdade!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s