Profissões: Engenharia Civil

Este inicio de ano representou para muitos jovens uma nova etapa de suas vidas, afinal passaram pelo monstro do vestibular (ou então Enem, SISU e PROUNI – já estou ficando perdido com tantos nomes :P) e agora vão encarar uma nova vida, a vida de universitário.

Um momento que considero único, afinal nos próximos 4 ou 5 anos além de aprender uma profissão, o jovem irá fazer novas amizades, irá amadurecer, terá novas experiências, e principalmente, ganhará um novo ambiente para propagar o nome de Cristo (isso principalmente levando em conta, o fato do ambiente universitário ser muitas vezes difícil para nós).

Além disso, acredito que qualquer curso que vier a escolher, seja: direito, medicina, administração ou qualquer outro, você pode (e deve) usar ele, como meio para disseminar a palavra.

É claro que nem sempre o ambiente ou momento irá permitir que você pregue, no entanto, fazendo um trabalho bem feito, com seriedade, ética, respeitando e ajudando aqueles que estão em sua volta, já é uma maneira das pessoas verem Cristo em sua vida, ou seja, simplesmente pela forma que se comporta no dia a dia você já pode testemunhar e evangelizar 🙂

Bem, como vocês podem perceber, algum tempo atrás começamos no Mundo Jovem Teen uma série sobre profissões, onde a cada semana é abordado uma determinada carreira, no entanto, antes de começar a série, resolvemos fazer diferente e começamos a chamar jovens e adolescentes de suas respectivas áreas para comentar sobre seu curso.

Pessoas assim como eu e você que tiveram que lutar muito, passar horas e horas estudando, se dedicando, pedindo orientação a Deus e que no final obtiveram a aprovação no vestibular e depois dos anos e anos de esforço, dedicação e persistência, a tão sonhada conquista profissional.

Dando continuidade a série, o post de hoje é da Isabela Latier, uma dessas pessoas especiais que buscou a orientação de Deus, se dedicou e apesar das dificuldades, venceu todas e conseguiu recentemente a aprovação no vestibular de Engenharia Civil (aliás, uma das áreas de maior concorrência, devido aos grandes eventos que iremos sediar como Copa do Mundo e Olimpíadas).

Engenharia Civil

Engenharia Civil

Espero que através dessas histórias, possamos lhe ajudar a perserguir seus sonhos e ter o desejo de fazer a diferença no mundo por meio da capacidade e sabedoria que Deus lhe deu.

Bem, acho que já falei demais, deixo vocês agora com a Isabela, e lembrando, fiquem a vontade para comentar ou tirar alguma dúvida na nossa caixa de comentários 😉

È isso aí, fiquem todos com Deus e até a próxima.

Rômulo Sousa

——————————-

Diante de tantas decisões a serem tomadas, da confusão de pensamentos e do medo, o jovem, muitas vezes, se vê perdido.

É engraçado notar que isso acontece com quase todos, e com certeza é uma fase de crescimento, e amadurecimento. É justamente nessa etapa que vem as incertezas quanto a profissão a ser escolhida.

Bom, passei por tudo isso, e ainda passo, mas quem tem Deus na vida tem um diferencial, porque mesmo diante de tudo isso, você sente que não está sozinho, e por mais confuso que você esteja, Ele irá te mostrar aquilo que é o melhor para sua vida.

Deus colocou no meu coração o desejo de fazer Engenharia Civil. Sei que o curso é bem difícil e precisa de dedicação, mas acredito que se Ele colocou isso em mim, é porque Ele sabe que eu consigo, e vou poder ajudar muitas pessoas por meio dessa carreira.

Isabela Latier

Isabela Latier

Minhas expectativas estão grandes e acho que será muito bom, toda essa responsabilidade que uma universidade te traz, te faz bem , você acaba vendo o mundo de outra maneira, e começa a viver por si só. É complicado deixar a família e os amigos, mas sei que tudo será recompensado, e poderei comemorar com todos as vitórias e aprendizados que está nova vida irá proporcionar.

Resumidamente a engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Ufa! Kkk, bastante coisa né?

Recomendo que você faça aquilo que seu coração te pedir, e confie em Deus, Ele tem sempre o melhor para você.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-civil-685209.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s