Carreira: Comunicação Social

Fala pessoal, tudo bem? Dando continuidade a nossa série sobre profissões (para você jovem ou adolescente que ainda está perdido sobre que carreira seguir), trago para vocês hoje a história da Mahina Fava, formada em comunicação social e hoje executiva de contas na agência Iso4 Comunicação.

Vale a pena conferir as dicas deixadas pela Mahina, e dá uma olhada nos projetos que ela já desenvolveu. E mais uma vez refrisando, fiquem a vontade para tirar dúvidas e deixar sua opinião na nossa caixa de comentários 🙂

Bem é isso ae, agora com vocês, Mahina Fava.

—————————-

Me comunicar sempre fez parte da minha personalidade.

Eu era uma criança que gostava de entrevistar as pessoas com um microfonezinho azul que meu pai havia comprado; que se empolgava com máquinas fotográficas, livros, bulas de remédio, origem das palavras e acima de tudo: televisão. Eu era encantada pela televisão. Me lembro de me questionar o porque do Sarney interromper meu desenho animado! Eu tinha um caderninho de treino para escrita antes mesmo da professora começar a ensinar as letras. Minha vontade de decifrar aquele monte de palavras era incontrolável. Tanto que minha mãe me levou a uma psicóloga que me passou para o próximo ano, a antiga primeira série, onde finalmente comecei a escrever em sala de aula.

Preferências, gostos e momentos muito bons de lembrar! Mas quando finalmente chegou a hora de escolher o que fazer no vestibular, bateu a dúvida: como será que vai ser isso? Cheguei a cogitar outras possibilidades. O curso de Artes cênicas foi uma delas, já que eu estava – e ainda sou – completamente apaixonada pela arte do teatro. Pensei também em Psicologia e em Medicina. Mas o Jornalismo me abria um leque de possibilidades tão grande que resolvi apostar. E não me arrependi!

Mahina Fava

Mahina Fava

Por mais que minha intenção ao entrar na Faculdade de Comunicação Social ( na UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – em 2004 quando ingressei, a habilitação era em Jornalismo) fosse ser Redatora de Jornal impresso, mudei de ideia já no Primeiro Período. Tantas opções de estágios e bolsas de estudo me levaram a experimentar de tudo um pouco e a me apaixonar, enfim, pelo que sempre gostei: a forma como a Comunicação cumpre seu papel de aproximar as pessoas, mostrar novos ângulos, conectar, convergir, interagir… e tantos outros verbos empolgantes!

A verdade é que após passar pela Rádio Universitária, por um Programa de TV veiculado em uma emissora local, de organizar exposições de arte, de emplacar matérias em Jornais do Estado de Minas Gerais, de trabalhar na Comunicação de uma ONG, me especializar em Marketing, trabalhar com Redes Sociais, conhecer tanta gente bacana  – e outras nem tanto – a conclusão a que chego é: ainda bem que escolhi uma profissão tão mutante. Ainda bem que trabalho com gente o tempo todo, que aprendo coisas novas a cada minuto, que me encanto, comemoro, fico exausta e me esforço para fazer sempre mais e melhor.

E o que será que vai acontecer amanhã?

Bom, hoje trabalho em uma agência de comunicação, publicidade e propaganda. Então vou elaborar uma chamada para um folheto de ofertas de celulares, aprovar um spot de rádio de um restaurante japonês e sortear um prêmio para os fãs de uma Fanpage que administro. Ah, e fechar um patrocínio de um cliente para um show muito bacana que vai rolar aqui na cidade. E isso é só a parte da manhã! Ainda bem 🙂

Tenho amigos que se formaram na minha turma e que hoje são: professor, produtora de vídeo, jornalista de jornal impresso, jornalista de TV, radialista, empresário do ramo de internet, publicitária, fotógrafa. Só para vocês terem uma ideia da variedade.

Comunicação Social

Comunicação Social

 Para alinhar o bolso e o coração

Minha energia e vontade de trabalhar com comunicação, como falei até agora, é intensa. E eu curto pra caramba. Agora vou falar de uma parte que toca também: o bolso! Os profissionais de comunicação dizem muito que são desvalorizados, você já deve ter ouvido isso. O que vou dizer agora é outra coisa: o que VOCÊ pode fazer com relação a isso. Sim! No meu ponto de vista, não adianta ficar reclamando do mercado, do patrão, da especulação imobiliária ou da ascensão chinesa. É claro que é importante ficar atento a isso tudo, saber o quanto sua profissão é remunerada e os acontecimentos do mundo. Mas e você? Vai só reclamar ou vai fazer alguma coisa?

Então se o seu coração escolheu essa área saiba que, como em qualquer outra atividade, é preciso desenvolver habilidades novas e aprender sempre. Uma delas que é sempre desafiadora para quem não é de exatas ou administração é como vender o seu peixe. Isso é crucial. Dá vontade de colocar uma disciplina sobre isso na grade de todos os cursos: como estipular preços para o seu trabalho, crescer na empresa, montar seu negócio, entender sobre juros, leis e saber negociar. Todos esses são ensinamentos para a vida que você vai se deparar depois da Faculdade e talvez até antes disso.

Em um mundo em que blogueiros emplacam milhões de visualizações e de patrocínios sem terem necessariamente uma graduação é importante saber o valor de uma. Você  não vai ganhar mais dinheiro porque se formou ou vai ser melhor profissional porque tem um diploma. O que vale da Graduação é o que você faz dela. E não é assim com tudo na vida?

Escolha seu caminho com garra, trabalhe com afinco para conquistar o que quer, estude quando for para estudar, mas não falte às festas por causa disso! Conheça pessoas que farão parte para sempre de sua vida e outras que você só vai encontrar depois de muito tempo, talvez até numa seleção de emprego.

Aproveite! Permita-se gostar do que faz e, quando vierem momentos ruins, se reinventar.

ALGUNS VIDEOS MEUS:

Apresentação de Telejornal

Apresentadora de vídeo

Como atriz em uma peça teatral

Roteirista e produtora de comercial

PROJETOS IMPRESSOS QUE DESENVOLVI:

folheto_total_set

Folheto total: Folheto produzido para divulgar as ofertas de uma loja de telefonia.

idolos

Evento realizado em 2011 que trouxe ídolos do Flamengo – Andrade, Rondinelli, Júlio César – para uma manhã de autógrafos em lojas de telefonia.

loja promo

Loja promo: Ação promocional realizada em uma loja infantil. Os clientes criavam uma frase e depositavam o cupom na urna para concorrer a uma bicicleta.

sou fã

Sou fã – Ação promocional realizada no facebook de uma Churrascaria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s