Casamento: qual o momento certo?

Olá pessoas.

Sei que sou nova aqui no blog (como escritora, claro), mas tenho com um dos meus hobbys, escrever. Em muitas situações da vida o papel e a caneta, ou (em tempos de tecnologia) o Word e o teclado, são meus melhores amigos.

E hoje eu estou aqui, para batermos um papo sobre um assunto que está na cabeça de muitos jovens, tanto mulheres quanto homens, porque não né…. o casamento!

Tenho observado que em tempos de independência, onde se prega muito a libertação do jovem em relação aos pais, a independência financeira e tudo mais, em sentido oposto, têm muitas pessoas se casando muito jovens.

Mas daí eu te pergunto: será que existe uma idade certa? Ou basta o amor bater e pronto, essa é a hora?

Antes de tudo quero deixar bem claro que não sou casada. Tudo bem que estou noiva, mas sem data marcada para casar. Por que? Justamente pelo que vamos falar agora.

O casamento é uma instituição divina. Para quem já leu o livro de Gênesis, sabe do que estou falando, quando Deus disse: “largarás pai e mãe e se unirás a uma mulher, e serão uma só carne!”

Você está preparado para o casamento?

Você está preparado para o casamento?

Mas a pergunta é: quando isso deve ou pode acontecer?

O casamento é algo muito sério, e que deve ser muito bem planejado antes. Hoje em dia vivemos numa sociedade descartável, de relacionamentos descartáveis, onde a ideia principal sobre o casamento, é que se a gente não deu certo, a gente larga. Mas como jovens cristãos que somos, a ideia principal de casamento para nós é que ele é único e para toda vida. É claro que não estamos isentos de “casarmos mal” como se diz por ai, e acabarmos no divórcio, como a gente vê muito dentro das igrejas. Mas o ideal é que a gente lute para que o casamento não acabe.

E é por isso que ele deve ser muito bem planejado pelo casal, não basta estarmos perdidamente apaixonados para nos casar, amor não mata fome.

E algumas coisas básicas e muito importantes devem ser analisadas quando um jovem casal decidem selar o matrimônio. Como por exemplo:

– eu tenho um emprego fixo?

– eu e minha parceira ou meu parceiro recebemos o suficiente para bancar uma casa?

– eu tenho condições de trabalhar o dia inteiro e no final do dia ainda ter que cuidar de uma casa?

E se ambos ainda estudam (colégio, faculdade, etc), acrescente mais um item nessa lista:

– eu vou conseguir trabalhar o dia todo, estudar a noite, cuidar de uma casa e ainda honrar com meus compromissos matrimoniais?

Pois é, é muita coisa para pensar não é mesmo? Mas se a sua resposta foi não, para pelo menos uma dessas alternativas, é hora de dar um pause na paixão e pensar. Não tem problema namorar 2, 3, 4 ou muitos longos anos, desde que saiba namorar, é claro. Até porque, (fugindo um pouquinho do assunto), quando um casal cristão perde o foco que é Deus, o namoro acaba caindo numa zona chamada pecado, todos nós sabemos disso, não é verdade?!

Mas voltando ao que estávamos falando, o problema é precipitar e se arrepender depois. Não conseguir terminar os estudos, ou não suportar o peso da responsabilidade da vida de casado. Ou até mesmo, se casar muito jovem, e depois de um tempo querer aproveitar a vida que perdeu. E é aí que mora o perigo, pois satanás pode aproveitar essas brechas e destruir seu casamento.

casamentointimist

Casamento

Um dos conselhos mais preciosos que já ganhei foi o de minha avó, aliás, são as melhores pessoas que podem nos aconselhar, jamais despreze o conselho de uma pessoa mais velha. Ela já viveu bem mais do que você, então ela tem experiência o suficiente para saber o que está falando.

E o conselho que ela me deu foi o seguinte: termine sua faculdade, arrume um emprego, alcance a sua independência financeira, e o dia em que você perceber que não depende dos seus pais para mais nada alem do amor e do carinho que eles lhe darão sempre, aí sim, você estará pronta para assumir a responsabilidade de cuidar de outra vida.

Porque casamento é isso. A gente deixa de ser o “eu”, para vivermos o “nós”, passamos a viver um em função do outro.

E que isso demore 5, 10 ou 15 anos, mas eu vou esperar. Até porque, hoje em dia está na moda morar com os pais até mais velho… rs.

Então eu deixo esse conselho para você que está namorando, está noivo(a) e estão planejando a vida a dois. Antes de qualquer coisa orem, muito, e busquem a direção de Deus, e depois planejem.

Pensem novamente nas seguintes situações:

– estou estudando? Quero terminar meus estudos?

– estou trabalhando? Quanto eu ganho?

– Qual o padrão de vida que queremos levar depois de casados? Vamos conseguir mantê-lo?

Esse último item é muito importante, ás vezes levamos um padrão de vida até razoável na casa dos nossos pais, e ai achamos ou pelo menos queremos, que depois de casados tenhamos aquele mesmo padrão, como roupas, calçados, comida boa, ou uma empregada doméstica que na casa dos pais tem. No entanto, sabemos que, pelo menos no inicio talvez  o casal não irá ter condições financeiras para tudo isso, afinal são poucos os que entram em um casamento com a bola toda. E ai, como dizem os antigos: a necessidade entra pela porta e o amor sai pela janela.

Ou seja, na primeira dificuldade já vamos querer desistir, e é por isso que devemos analisar cada passo, para que a gente entre no casamento consciente de tudo que pode acontecer. Não que nessas horas não iremos precisar de um empurrãozinho da família, mas daí querer ser sustentado pelo papai ou pela mamãe, já é demais não é não?

Casamento é liberdade, é independência, mas ao mesmo tempo é união, é compromisso, é andar junto, é fidelidade e acima de tudo é Deus entre o nosso amor. Sem Deus é impossível de dar certo!!!

O casamento também é de certa forma um “negócio”, que se não for bem administrado, corre o risco de ir a falência.

Pensem nisso!!!

Bom por hoje é só!!!

Fiquem com Deus e até a próxima!!!

Anúncios

8 comentários sobre “Casamento: qual o momento certo?

  1. Amei esse texto,era o que eu estava precisando.Eu tenho 21 anos,faço faculdade e ainda trabalho. Moro com meus pais e ainda não consegui me estabilizar financeiramente, Estou noiva e pretendo me casar em 2017/2018. vale ressaltar uns dos motivos que leva o jovem cristão casar sem estar pronto, é o fato de quererem ter uma vida sexual ou então a pressão que sentem pela igreja.

  2. Respondeu todas as minhas dúvidas, fui mãe adolescente tive que adiar muitos planos para cuidar dele hoje estou com 34 anos, cursando minha faculdade de Direito e só irei me casar quando alcançar minha independência. Bjs me espera um pouco Thiago!!!

  3. Parabéns a autora e saiba q poucos jovens hoje estão pensando como vc, q Deus t ajude na espera até o dia que Deus planejou. Q sua vida possa falar ainda mais auto q suas palavras. Bjin

    • Obrigada Eliane. Eu escrevi com o coração. Casamento é um acontecimento muito sério em nossas vidas, por isso ele deve ser muito bem planejado. E nós como cristãos devemos sempre ouvir o que diz a vontade de Deus sobre nossas vidas. Pois desobedecer a vontade de Deus tem consequencias muito sérias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s