Profissões: Odontologia

Fala galera, como vocês estão!? Voltando a nossa série sobre profissões, estamos trazendo hoje a história da Ana Flávia Souza, recém formada em Odontogia, e que estará compartilhando conosco sua história.

Só lembrando, o objetivo desta seção é justamente ajudar você que está em dúvidas sobre qual carreira escolher, assim em vez de pegarmos algo pronto na internet, nós convidamos jovens estudantes ou formados para compartilhar no blog suas histórias e ao mesmo tempo ajudar você a tomar a melhor decisão. Assim, fica a vontade para tirar dúvidas ou fazer alguma pergunta em nossa caixa de comentários, e aproveite para conferir os outros posts que já temos na seção: profissões.

Agora com vocês, Ana Flávia.                                                       

———————————————————————————————

Ao se aproximar o vestibular eu não tinha nem idéia de qual curso escolher, coloquei na presença de Deus e resolvi tentar Odontologia, logo de início me apaixonei, me identifiquei bastante com algumas matérias como anatomia, dentística, prótese, endodontia e cirurgia, sem falar nas aulas práticas que eram realizadas em uma imensa clínica odontológica na própria faculdade, os estágios realizados em Creches e Escolas e as aulas de laboratório onde tive os primeiros contatos com o que a profissão exige.

É verdade que encontrei várias dificuldades como ficar longe da família, o alto investimento que tinha que fazer em instrumentais, a jornada diária de estudos intensa, quase não sobrava tempo para cuidar da minha vida, noites mal dormidas, além de algumas pessoas e até mesmo professores que sempre me desestimulavam dizendo que o mercado de trabalho para o cirurgião-dentista já estava saturado, as condições de trabalho eram insalubres, a remuneração era péssima, dentre outras dificuldades.

Ana Flávia Souza

Ana Flávia Souza

Deixando de lado essas dificuldades, posso dizer que a minha escolha foi correta. Não me imagino hoje com outra profissão, eu nasci para ser dentista! Agora sou uma arquiteta do sorriso. Era muito bom ver a satisfação dos pacientes ao saírem da clínica da faculdade com aquele sorriso bonito no rosto, aquela palavra de agradecimento dizendo “que Deus lhe abençoe” ou “muito obrigado, Deus te recompense”. O dentista na verdade preserva e restaura o movimento mais lindo do ser humano: o sorriso.

Vivi experiências inexplicáveis enquanto cursava Odontologia. A primeira anestesia dada, o primeiro dente extraído, a primeira restauração, o primeiro canal, a primeira prótese, os primeiros pacientes, o nervosismo antes de cada procedimento que deveria ser executado, enfim, tudo isso me fez chegar onde estou hoje. Tornei-me uma pessoa mais humanizada, mais preocupada com o bem-estar dos outros, muitas vezes me privando de certos momentos para atender quem necessita de tratamento.

Aprendendo a escovar...

Se você gosta de biologia, gosta de se relacionar com a sociedade, quer ter uma vida voltada para melhorar a vida de outras pessoas, Odontologia é uma ótima opção. E você que pensa em fazer Odontologia, não se deixe influenciar por alguém que já estudou, mas que não gosta da profissão. Se não gosta da Odontologia é porque a odontologia não foi feita para essa pessoa. Hoje, em qualquer área da vida, se você quer ser bem sucedido você tem que correr atrás, ter perseverança, confiança, ser gentil e amável com as pessoas e acima de tudo, confiar em Deus e fazer algo que você goste.

Trabalho com as crianças

Trabalho com as crianças

Concluí minha faculdade de Odontologia no final do ano passado e me sinto extremamente realizada. Trabalhar fazendo o que eu gosto é um privilégio e requer perseverança e sacrifícios. Mas, fiquem certos de que, é bem melhor poder sonhar acordado, exercendo com entusiasmo a profissão que “dá sentido à sua vida”, do que viver uma vida inteira sem sentido.

Um comentário sobre “Profissões: Odontologia

  1. Parabéns Ana Flávia, com certeza você nao poderia exercer outra profissão ! Afinal fazer o que se tem prazer e muiiito bom. Seja sempre essa jovem “grande” mulher que encanta a todos com seu carinho, sucessopra você sempre.

Deixe um comentário

